Final de semana terá céu encoberto e chuvoso em grande parte da Bahia

Previsão de chuva
Arquivo

Nos próximos dias, a condição do tempo na Bahia será predominantemente influenciada pela umidade que vem da região Amazônica. Com isso, a previsão é de céu encoberto e chuvoso para a maior parte do estado – incluindo Salvador e região metropolitana. Os maiores volumes devem ocorrer nas regiões oeste, São Francisco, Chapada Diamantina, sudoeste, sul e em algumas áreas das regiões do Recôncavo e norte.

Além disso, o calor - típico dessa época do ano -, também deve contribuir para intensificar essas chuvas, a exemplo das regiões oeste, São Francisco, sudoeste, Chapada Diamantina e Sul, que poderão vir acompanhadas de raios e trovões. A recomendação do serviço de meteorologia do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) é que as pessoas não fiquem expostas em área aberta e busquem se proteger embaixo de árvores para evitar um acidente grave.

No nordeste do estado, continua prevalecendo uma massa de ar quente e seco, o que mantém o céu parcialmente nublado a claro. Mesmo assim, no final da tarde e durante a noite há possibilidade de ocorrer eventos isolados de chuvas fracas.

Mesmo com a previsão de chuvas para maior parte da Bahia, as temperaturas se manterão elevadas em praticamente todas as regiões, com máximas variando de 34°C a 36°C – em Salvador, mínimas de 20°C e máximas de 30°C. Ainda assim, temperaturas mais amenas também são aguardadas para algumas localidades do estado, como nas áreas serranas da Chapada Diamantina e sudoeste, onde as mínimas poderão chegar aos 17°C.

Maré e índice de radiação - Entre esta sexta-feira e domingo (13 15), a maré deverá atingir altura máxima em torno de 1h30 e das 13h30, com valores variando de 1,8 a2,2 metros. Já as alturas mínimas deverão ocorrer por volta de 7h30 e das 19h30, com valores variando de 0,3 a0,6 metro. As ondas previstas para os próximos dias deverão ter agitação de moderada a fraca, com altura máxima podendo chegar a 2,0 metros.

Os Índices de Radiação Ultravioleta deverão variar de 12 a 14, que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), fazem parte da categoria de intensidade ‘Extrema’. Com isso, os cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar devem ser redobrados, principalmente, nos horários das 10 às 16h quando os efeitos danosos são maiores. Para isso, recomenda-se o uso de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves.